quinta-feira, 30 de maio de 2013

Escalas Cromáticas
As escalas cromáticas, compostas por uma sucessão de intervalos de meio tom (semitons), são auxentes de modo. Não será muito coerente denomina-las por escala cromática de Dó Maior ou escala cromática de Dó menor. Na verdade, a sua forma escrita demonstra o contrário, temos escalas cromáticas em todas as tonalidades e em ambos os modos maior e menor.
A sua construção varia do modo maior para o menor. A escala construida sobre as tonalidades de Dó maior ou Lá menor, auxentes de alterações fixas, onde os meios tons naturais se encontram do III para o IV e do VII para o VIII grau na escala maior e do II para o III e do V para o VI grau na escala menor (natural), na sua forma ascendente todas as notas serão alteradas com sustenidos e na forma descendente todas serão alteradas com bemois, mantendo os meios tons naturais sem serem alterados. No modo maior ascendentemente fica dó-do#-ré-ré#-mi-fá-fá#-sol-sol#-lá-lá#-si-dó, descendentemente dó-si-sib-lá-láb-sol-solb-fá-mi-mib-ré-réb-dó. No modo menor lá-lá#-si-dó-dó#-ré-ré#-mi-fá-fá#-sol-sol#-lá e descendentemente lá-láb-sol-solb-fá-mi-mib-ré-réb-dó-si-sib-lá.
Como será mais correto denominar estas escalas de forma a não confundir quem as aprende pela primeira vez?
Escala cromática de DóM?
Escala cromática da tonalidade de DóM?
 
A terminologia parece-me pouco importante se compreendermos o seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário