quinta-feira, 30 de maio de 2013

FORMACAO DE ACORDES E CIFRAGEM



A partir dessa aula, vamos aprender como montar os 9 tipos de acordes com sétima ao longo do braço da guitarra. Vou explicar a relação de proximidade entre os tétrades, quais são as suas inversões e como arpejá-los. Para um entendimento pleno dessa aula, recomendo saber a formação de tríades e tétrades.
Introdução: Assim como os acordes de tríade definem, através da sua estrutura, a função potencial que poderão desempenhar no trecho musical, os tétrades reforçam esse conceito trazendo a inclusão de mais uma nota, a sétima, encurtando a ambiguidade. Um acorde só irá representar com exatidão a escala da qual faz parte, quando for usado com todas as suas notas de tensão ou dentro da cadência harmônica, mas o tétrade é a forma estrutural mais completa.
Tipos de Tétrade: Na prática, usamos apenas 3 tipos de sétima na montagem dos tétrades:
  • sétima maior, que fica meio tom abaixo da tônica do acorde.
  • sétima menor, que fica 1 tom abaixo da tônica do acorde.
  • sétima diminuta, que fica 1 ½ tom abaixo da tônica do acorde. Aparece apenas no acorde diminuto e pode ser analisado como uma sexta maior.
Os 3 tipos de sétima

Como existem 4 tipos de tríade (tríade maior, tríade menor, tríade diminuta, tríade aumentada), multiplicadas por 3 tipos de sétima, resultam em 4 X 3 = 12 acordes de tétrade. Usamos na prática 8 desses tipos, pois, os outros 4 podem ser reescritos de forma enarmônica. Eles são:
Os tipos de tétrade

T -> Tônica
_______________________________________________________________________________________________________________
Tríade maior
Tríade maior + Sétima maior = T7M ou Tmaj7  ou T^ (triângulo)
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima maior, nota B = C E G B = C7M ou Cmaj7 ou C^
Tríade maior + Sétima menor = T7
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima menor, nota Bb = C E G Bb = C7
Tríade maior + Sétima diminuta = não utilizado pois pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C E G A = A C E G =Am7
Tétrades originados da tríade maior

_______________________________________________________________________________________________________________
Tríade menor
Tríade menor + Sétima maior = Tm7M ou Tmmaj7 ou Tm^
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima maior, nota B = C Eb G B = Cm7M ou Cmmaj7 ou Cm^
Tríade menor + Sétima menor = Tm7
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima menor, nota Bb = C Eb G Bb = Cm7
Tríade menor + Sétima diminuta = não utilizado pois pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C Eb G A = A C Eb G= Am7(b5)
Tétrades originados da tríade menor

_______________________________________________________________________________________________________________
Tríade diminuta
Tríade diminuta + Sétima maior = não utilizado, pois, pode ser reescrito de forma enarmônica. Esse tipo de acorde é uma variação do acorde diminuto To, onde a sétima diminuta é substituída pela sétima maior. Porém, a função do acorde se mantém. Normalmente é escrito como To(7M).
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima maior, nota B = C Eb Gb B = Co(7M)
Tríade diminuta + Sétima menor = Tm7(b5) ou TØ (acorde meio diminuto)
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima menor, nota Bb = C Eb Gb Bb =Cm7(b5) ou CØ
Tríade diminuta + Sétima diminuta = To (acorde diminuto)
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima diminuta, nota Bbb = C Eb Gb Bbb = Co
Tétrades originados da tríade diminuta

_______________________________________________________________________________________________________________
Tríade aumentada
Tríade aumentada + Sétima maior = T7M(#5) ou Tmaj7(#5)
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima maior, nota B = C E G# B = C7M(#5) ou Cmaj7(#5)
Tríade aumentada + Sétima menor = T7(#5)
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima menor, nota Bb = C E G# Bb = C7(#5)
Tríade aumentada + Sétima diminuta = não utilizado, pois, pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C E G# A = A C E G# = Am7M
Tétrades originados da tríade aumentada

Observe no quadro abaixo as combinações utilizadas:

_______________________________________________________________________________________________________________
O acorde alterado – é derivado do sétimo grau do campo harmônico menor melódico, e é característico por ser um acorde do tipo T7, com combinações de quintas e nonas alteradas.
T7 (b5 b9) |   T7 (b5 #9) |   T7 (#5 b9) |   T7 (#5 #9)
De forma geral, as variações com apenas uma das alterações ( T7(#5), T7(b5), T7(b9),T7(#9) ) também são consideradas  como acordes alterados. Nesse caso podemos adicionar mais um tipo de formação aos tétrades, o T7(b5).
Tipos: T7M | T7 | Tm7 | Tm7(b5), TØ | To | Tm7M | T7(#5) | T7M(#5) | T7(b5)
_______________________________________________________________________________________________________________
Montagem: Uma forma prática para descobrir os diferentes shapes de cada tipo de tétrade, é escolher uma tônica, definir a terça, quinta e sétima e depois posicionar as notas no braço da guitarra.
Tétrade Tm7 – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima Menor
Cm7-> C Eb G Bb
Visualize no desenho abaixo as notas do tétrade de Cm7 colocadas ao longo do braço da guitarra:

Para montar o tétrade bastam as 4 notas da sua formação, a Tônica, a terça, a quinta e a sétima. Independente da inversão (nota mais grave) o acorde será sempre o mesmo.
Formatos de Cm7 sem salto de corda:

Formatos de Cm7 com salto de corda (são apenas os formatos com a separação do polegar da mão direita, mais fáceis de serem executados):

Formatos de Cm7 resultado da soma de formatos anteriores:

Existem ainda um grande número de formatos abertos que não são confortáveis de serem executados de forma harmônica (acorde), mas deverão ser estudados na forma melódica (arpejo):

Relação de proximidade entre os acordes – Ao comparar os 9 tipos de acordes de tétrade, podemos facilmente relacioná-los de acordo com as notas que possuem em comum.
3 notas em comum:
Cm7 (C Eb G Bb) tem 3 notas em comum com os acordes de…
  • C7    (C E G Bb)
  • Cm7(b5)    (C Eb Gb Bb)
  • Cm7M    (C Eb G B)
2 notas em comum:
Cm7 (C Eb G Bb) tem 2 notas em comum com os acordes de…
  • C7M    (C E G B)
  • Co    (C Eb Gb Bbb)
  • C7(#5)    (C E G# Bb)
  • C7(b5)    (E Gb Bb)
1 nota em comum (tônica):
Cm7 (C Eb G Bb) tem 1 nota em comum com o acorde de…
  • C7M(#5)    (C E G# B)
Os formatos com 3 ou 1 nota em comum, são os mais próximos, pois, basta a alteração de uma nota do acorde para transformar a função. Os formatos com 2 notas em comum são os mais distantes. Por exemplo:
Cm7 subindo a terça ½ tom = C7
Cm7 descendo a quinta ½ tom = Cm7(b5)
Cm7 subindo a sétima ½ tom = Cm7M
O acorde de C7M(#5), difere do acorde de Cm7 em 3 notas. Porém, o formato de ambos os acordes são parecidos. Ao tocar um Cm7, mova a tônica ½ tom abaixo, o acorde muda de função, formando um B7M(#5). A mesma coisa se aplica no sentido contrário, quando tocar um B7M(#5), mova a tônica ½ tom acima e obterá um Cm7.
Cm7 – C Eb G Bb reduzindo a tônica ½ tom e pensando nas outras notas de forma enarmônica (trocando o nome) = B D# Fx A# = B7M(#5)
Ou
B7M(#5) – B D# Fx A# elevando a tônica ½ tom e pensando nas outras notas de forma enarmônica (trocando o nome) = C Eb G Bb = Cm7
Depois suba o acorde de B7M(#5) ½ tom para obter o C7M(#5).
Observe na tabela abaixo o resumo dessas relações de proximidade:
As relações sinalizadas com cor, são aquelas com uma única nota de diferença, ou com 3 diferenças do mesmo tipo (formatos próximos). Os quadros em branco, são as relações com formatos distantes.

Usando a tabela para a montagem dos diferentes tétrades…




Use como referência a tabela abaixo.

Para transformar o Cm7 em C7 suba a terça meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7M suba a terça e a sétima meio tom (+ 1 casa) :


Para transformar o Cm7 em Cm7M suba a sétima meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em Cm7(b5) desca a quinta meio tom (- 1 casa):


Para transformar o Cm7 em Co desca a quinta e a sétima meio tom (- 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7(#5) suba a terça e a quinta meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7(b5) suba a terça meio tom (+ 1 casa) e desça a quinta meio tom:


Para transformar o Cm7 em C7M(#5) suba a terça, quinta e sétima meio tom (+ 1 casa):


Como uma alternativa, ao invés de mover a terça, quinta e sétima meio tom pra cima, mova a tônica meio tom pra baixo, gerando um acorde de B7M(#5). Depois, desloque o acorde inteiro meio tom pra cima, chegando no C7M(#5).

Esse tipo de relação existe também entre outros tétrades:
Formato de Tm7 movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7M(#5)
Formato de T7M(#5) movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de Tm7
Formato de To movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7
Formato de T7 movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de To
Formato de Tm7(b5) movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7M
Formato de T7M movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de Tm7(b5)

É importante modificar cada um dos formatos de Cm7 sugeridos, para descobrir todos os desenhos possíveis dos 9 tipos de tétrade.
Assimilação:
Começe memorizando ao menos 5 ou 6 formatos de Cm7 ao longo do braço da guitarra, dessa forma você ganha independência na montagem e conseguirá tocar qualquer tipo de tétrade em qualquer posição no instrumento. Uma forma eficiente, é usar um formato do qual já esteja acostumado e a partir de uma nota em comum ir associando novos formatos.

A partir dessa aula, vamos aprender como montar os 9 tipos de acordes com sétima ao longo do braço da guitarra. Vou explicar a relação de proximidade entre os tétrades, quais são as suas inversões e como arpejá-los. Para um entendimento pleno dessa aula, recomendo saber a formação de tríades e tétrades, assunto que trato no texto “Formação de Acordes e Cifragem – Parte 1”.
Introdução: Assim como os acordes de tríade definem, através da sua estrutura, a função potencial que poderão desempenhar no trecho musical, os tétrades reforçam esse conceito trazendo a inclusão de mais uma nota, a sétima, encurtando a ambiguidade. Um acorde só irá representar com exatidão a escala da qual faz parte, quando for usado com todas as suas notas de tensão ou dentro da cadência harmônica, mas o tétrade é a forma estrutural mais completa.
Tipos de Tétrade: Na prática, usamos apenas 3 tipos de sétima na montagem dos tétrades:
  • sétima maior, que fica meio tom abaixo da tônica do acorde.
  • sétima menor, que fica 1 tom abaixo da tônica do acorde.
  • sétima diminuta, que fica 1 ½ tom abaixo da tônica do acorde. Aparece apenas no acorde diminuto e pode ser analisado como uma sexta maior.
Os 3 tipos de sétima

Como existem 4 tipos de tríade (tríade maior, tríade menor, tríade diminuta, tríade aumentada), multiplicadas por 3 tipos de sétima, resultam em 4 X 3 = 12 acordes de tétrade. Usamos na prática 8 desses tipos, pois, os outros 4 podem ser reescritos de forma enarmônica. Eles são:
Os tipos de tétrade

T -> Tônica
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Tríade maior
Tríade maior + Sétima maior = T7M ou Tmaj7  ou T^ (triângulo)
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima maior, nota B = C E G B = C7M ou Cmaj7 ou C^
Tríade maior + Sétima menor = T7
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima menor, nota Bb = C E G Bb = C7
Tríade maior + Sétima diminuta = não utilizado pois pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C E G A = A C E G =Am7
Tétrades originados da tríade maior

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Tríade menor
Tríade menor + Sétima maior = Tm7M ou Tmmaj7 ou Tm^
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima maior, nota B = C Eb G B = Cm7M ou Cmmaj7 ou Cm^
Tríade menor + Sétima menor = Tm7
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima menor, nota Bb = C Eb G Bb = Cm7
Tríade menor + Sétima diminuta = não utilizado pois pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C Eb G A = A C Eb G= Am7(b5)
Tétrades originados da tríade menor

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Tríade diminuta
Tríade diminuta + Sétima maior = não utilizado, pois, pode ser reescrito de forma enarmônica. Esse tipo de acorde é uma variação do acorde diminuto To, onde a sétima diminuta é substituída pela sétima maior. Porém, a função do acorde se mantém. Normalmente é escrito como To(7M).
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima maior, nota B = C Eb Gb B = Co(7M)
Tríade diminuta + Sétima menor = Tm7(b5) ou TØ (acorde meio diminuto)
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima menor, nota Bb = C Eb Gb Bb =Cm7(b5) ou CØ
Tríade diminuta + Sétima diminuta = To (acorde diminuto)
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima diminuta, nota Bbb = C Eb Gb Bbb = Co
Tétrades originados da tríade diminuta

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Tríade aumentada
Tríade aumentada + Sétima maior = T7M(#5) ou Tmaj7(#5)
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima maior, nota B = C E G# B = C7M(#5) ou Cmaj7(#5)
Tríade aumentada + Sétima menor = T7(#5)
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima menor, nota Bb = C E G# Bb = C7(#5)
Tríade aumentada + Sétima diminuta = não utilizado, pois, pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C E G# A = A C E G# = Am7M
Tétrades originados da tríade aumentada

Observe no quadro abaixo as combinações utilizadas:

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O acorde alterado – é derivado do sétimo grau do campo harmônico menor melódico, e é característico por ser um acorde do tipo T7, com combinações de quintas e nonas alteradas.
T7 (b5 b9) |   T7 (b5 #9) |   T7 (#5 b9) |   T7 (#5 #9)
De forma geral, as variações com apenas uma das alterações ( T7(#5), T7(b5), T7(b9),T7(#9) ) também são consideradas  como acordes alterados. Nesse caso podemos adicionar mais um tipo de formação aos tétrades, o T7(b5).
Tipos: T7M | T7 | Tm7 | Tm7(b5), TØ | To | Tm7M | T7(#5) | T7M(#5) | T7(b5)
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Montagem: Uma forma prática para descobrir os diferentes shapes de cada tipo de tétrade, é escolher uma tônica, definir a terça, quinta e sétima e depois posicionar as notas no braço da guitarra.
Tétrade Tm7 – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima Menor
Cm7-> C Eb G Bb
Visualize no desenho abaixo as notas do tétrade de Cm7 colocadas ao longo do braço da guitarra:

Para montar o tétrade bastam as 4 notas da sua formação, a Tônica, a terça, a quinta e a sétima. Independente da inversão (nota mais grave) o acorde será sempre o mesmo.
Formatos de Cm7 sem salto de corda:

Formatos de Cm7 com salto de corda (são apenas os formatos com a separação do polegar da mão direita, mais fáceis de serem executados):

Formatos de Cm7 resultado da soma de formatos anteriores:

Existem ainda um grande número de formatos abertos que não são confortáveis de serem executados de forma harmônica (acorde), mas deverão ser estudados na forma melódica (arpejo):

Relação de proximidade entre os acordes – Ao comparar os 9 tipos de acordes de tétrade, podemos facilmente relacioná-los de acordo com as notas que possuem em comum.
3 notas em comum:
Cm7 (C Eb G Bb) tem 3 notas em comum com os acordes de…
  • C7    (C E G Bb)
  • Cm7(b5)    (C Eb Gb Bb)
  • Cm7M    (C Eb G B)
2 notas em comum:
Cm7 (C Eb G Bb) tem 2 notas em comum com os acordes de…
  • C7M    (C E G B)
  • Co    (C Eb Gb Bbb)
  • C7(#5)    (C E G# Bb)
  • C7(b5)    (E Gb Bb)
1 nota em comum (tônica):
Cm7 (C Eb G Bb) tem 1 nota em comum com o acorde de…
  • C7M(#5)    (C E G# B)
Os formatos com 3 ou 1 nota em comum, são os mais próximos, pois, basta a alteração de uma nota do acorde para transformar a função. Os formatos com 2 notas em comum são os mais distantes. Por exemplo:
Cm7 subindo a terça ½ tom = C7
Cm7 descendo a quinta ½ tom = Cm7(b5)
Cm7 subindo a sétima ½ tom = Cm7M
O acorde de C7M(#5), difere do acorde de Cm7 em 3 notas. Porém, o formato de ambos os acordes são parecidos. Ao tocar um Cm7, mova a tônica ½ tom abaixo, o acorde muda de função, formando um B7M(#5). A mesma coisa se aplica no sentido contrário, quando tocar um B7M(#5), mova a tônica ½ tom acima e obterá um Cm7.
Cm7 – C Eb G Bb reduzindo a tônica ½ tom e pensando nas outras notas de forma enarmônica (trocando o nome) = B D# Fx A# = B7M(#5)
Ou
B7M(#5) – B D# Fx A# elevando a tônica ½ tom e pensando nas outras notas de forma enarmônica (trocando o nome) = C Eb G Bb = Cm7
Depois suba o acorde de B7M(#5) ½ tom para obter o C7M(#5).
Observe na tabela abaixo o resumo dessas relações de proximidade:
As relações sinalizadas com cor, são aquelas com uma única nota de diferença, ou com 3 diferenças do mesmo tipo (formatos próximos). Os quadros em branco, são as relações com formatos distantes.

Usando a tabela para a montagem dos diferentes tétrades…




Use como referência a tabela abaixo.

Para transformar o Cm7 em C7 suba a terça meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7M suba a terça e a sétima meio tom (+ 1 casa) :


Para transformar o Cm7 em Cm7M suba a sétima meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em Cm7(b5) desca a quinta meio tom (- 1 casa):


Para transformar o Cm7 em Co desca a quinta e a sétima meio tom (- 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7(#5) suba a terça e a quinta meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7(b5) suba a terça meio tom (+ 1 casa) e desça a quinta meio tom:


Para transformar o Cm7 em C7M(#5) suba a terça, quinta e sétima meio tom (+ 1 casa):


Como uma alternativa, ao invés de mover a terça, quinta e sétima meio tom pra cima, mova a tônica meio tom pra baixo, gerando um acorde de B7M(#5). Depois, desloque o acorde inteiro meio tom pra cima, chegando no C7M(#5).

Esse tipo de relação existe também entre outros tétrades:
Formato de Tm7 movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7M(#5)
Formato de T7M(#5) movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de Tm7
Formato de To movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7
Formato de T7 movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de To
Formato de Tm7(b5) movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7M
Formato de T7M movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de Tm7(b5)

É importante modificar cada um dos formatos de Cm7 sugeridos, para descobrir todos os desenhos possíveis dos 9 tipos de tétrade.
Assimilação:
Começe memorizando ao menos 5 ou 6 formatos de Cm7 ao longo do braço da guitarra, dessa forma você ganha independência na montagem e conseguirá tocar qualquer tipo de tétrade em qualquer posição no instrumento. Uma forma eficiente, é usar um formato do qual já esteja acostumado e a partir de uma nota em comum ir associando novos formatos.

A partir dessa aula, vamos aprender como montar os 9 tipos de acordes com sétima ao longo do braço da guitarra. Vou explicar a relação de proximidade entre os tétrades, quais são as suas inversões e como arpejá-los. Para um entendimento pleno dessa aula, recomendo saber a formação de tríades e tétrades, assunto que trato no texto “Formação de Acordes e Cifragem – Parte 1”.
Introdução: Assim como os acordes de tríade definem, através da sua estrutura, a função potencial que poderão desempenhar no trecho musical, os tétrades reforçam esse conceito trazendo a inclusão de mais uma nota, a sétima, encurtando a ambiguidade. Um acorde só irá representar com exatidão a escala da qual faz parte, quando for usado com todas as suas notas de tensão ou dentro da cadência harmônica, mas o tétrade é a forma estrutural mais completa.
Tipos de Tétrade: Na prática, usamos apenas 3 tipos de sétima na montagem dos tétrades:
  • sétima maior, que fica meio tom abaixo da tônica do acorde.
  • sétima menor, que fica 1 tom abaixo da tônica do acorde.
  • sétima diminuta, que fica 1 ½ tom abaixo da tônica do acorde. Aparece apenas no acorde diminuto e pode ser analisado como uma sexta maior.
Os 3 tipos de sétima

Como existem 4 tipos de tríade (tríade maior, tríade menor, tríade diminuta, tríade aumentada), multiplicadas por 3 tipos de sétima, resultam em 4 X 3 = 12 acordes de tétrade. Usamos na prática 8 desses tipos, pois, os outros 4 podem ser reescritos de forma enarmônica. Eles são:
Os tipos de tétrade

T -> Tônica
_______________________________________________________________________________________________________________
Tríade maior
Tríade maior + Sétima maior = T7M ou Tmaj7  ou T^ (triângulo)
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima maior, nota B = C E G B = C7M ou Cmaj7 ou C^
Tríade maior + Sétima menor = T7
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima menor, nota Bb = C E G Bb = C7
Tríade maior + Sétima diminuta = não utilizado pois pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de C (C E G) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C E G A = A C E G =Am7
Tétrades originados da tríade maior

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Tríade menor
Tríade menor + Sétima maior = Tm7M ou Tmmaj7 ou Tm^
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima maior, nota B = C Eb G B = Cm7M ou Cmmaj7 ou Cm^
Tríade menor + Sétima menor = Tm7
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima menor, nota Bb = C Eb G Bb = Cm7
Tríade menor + Sétima diminuta = não utilizado pois pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de Cm (C Eb G) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C Eb G A = A C Eb G= Am7(b5)
Tétrades originados da tríade menor

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Tríade diminuta
Tríade diminuta + Sétima maior = não utilizado, pois, pode ser reescrito de forma enarmônica. Esse tipo de acorde é uma variação do acorde diminuto To, onde a sétima diminuta é substituída pela sétima maior. Porém, a função do acorde se mantém. Normalmente é escrito como To(7M).
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima maior, nota B = C Eb Gb B = Co(7M)
Tríade diminuta + Sétima menor = Tm7(b5) ou TØ (acorde meio diminuto)
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima menor, nota Bb = C Eb Gb Bb =Cm7(b5) ou CØ
Tríade diminuta + Sétima diminuta = To (acorde diminuto)
Exemplo: Tríade de Cm(b5) (C Eb Gb) + sétima diminuta, nota Bbb = C Eb Gb Bbb = Co
Tétrades originados da tríade diminuta

_______________________________________________________________________________________________________________
Tríade aumentada
Tríade aumentada + Sétima maior = T7M(#5) ou Tmaj7(#5)
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima maior, nota B = C E G# B = C7M(#5) ou Cmaj7(#5)
Tríade aumentada + Sétima menor = T7(#5)
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima menor, nota Bb = C E G# Bb = C7(#5)
Tríade aumentada + Sétima diminuta = não utilizado, pois, pode ser reescrito de forma enarmônica.
Exemplo: Tríade de C(#5) (C E G#) + sétima diminuta, nota Bbb (A) = C E G# A = A C E G# = Am7M
Tétrades originados da tríade aumentada

Observe no quadro abaixo as combinações utilizadas:

_______________________________________________________________________________________________________________
O acorde alterado – é derivado do sétimo grau do campo harmônico menor melódico, e é característico por ser um acorde do tipo T7, com combinações de quintas e nonas alteradas.
T7 (b5 b9) |   T7 (b5 #9) |   T7 (#5 b9) |   T7 (#5 #9)
De forma geral, as variações com apenas uma das alterações ( T7(#5), T7(b5), T7(b9),T7(#9) ) também são consideradas  como acordes alterados. Nesse caso podemos adicionar mais um tipo de formação aos tétrades, o T7(b5).
Tipos: T7M | T7 | Tm7 | Tm7(b5), TØ | To | Tm7M | T7(#5) | T7M(#5) | T7(b5)
_______________________________________________________________________________________________________________
Montagem: Uma forma prática para descobrir os diferentes shapes de cada tipo de tétrade, é escolher uma tônica, definir a terça, quinta e sétima e depois posicionar as notas no braço da guitarra.
Tétrade Tm7 – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima Menor
Cm7-> C Eb G Bb
Visualize no desenho abaixo as notas do tétrade de Cm7 colocadas ao longo do braço da guitarra:

Para montar o tétrade bastam as 4 notas da sua formação, a Tônica, a terça, a quinta e a sétima. Independente da inversão (nota mais grave) o acorde será sempre o mesmo.
Formatos de Cm7 sem salto de corda:

Formatos de Cm7 com salto de corda (são apenas os formatos com a separação do polegar da mão direita, mais fáceis de serem executados):

Formatos de Cm7 resultado da soma de formatos anteriores:

Existem ainda um grande número de formatos abertos que não são confortáveis de serem executados de forma harmônica (acorde), mas deverão ser estudados na forma melódica (arpejo):

Relação de proximidade entre os acordes – Ao comparar os 9 tipos de acordes de tétrade, podemos facilmente relacioná-los de acordo com as notas que possuem em comum.
3 notas em comum:
Cm7 (C Eb G Bb) tem 3 notas em comum com os acordes de…
  • C7    (C E G Bb)
  • Cm7(b5)    (C Eb Gb Bb)
  • Cm7M    (C Eb G B)
2 notas em comum:
Cm7 (C Eb G Bb) tem 2 notas em comum com os acordes de…
  • C7M    (C E G B)
  • Co    (C Eb Gb Bbb)
  • C7(#5)    (C E G# Bb)
  • C7(b5)    (E Gb Bb)
1 nota em comum (tônica):
Cm7 (C Eb G Bb) tem 1 nota em comum com o acorde de…
  • C7M(#5)    (C E G# B)
Os formatos com 3 ou 1 nota em comum, são os mais próximos, pois, basta a alteração de uma nota do acorde para transformar a função. Os formatos com 2 notas em comum são os mais distantes. Por exemplo:
Cm7 subindo a terça ½ tom = C7
Cm7 descendo a quinta ½ tom = Cm7(b5)
Cm7 subindo a sétima ½ tom = Cm7M
O acorde de C7M(#5), difere do acorde de Cm7 em 3 notas. Porém, o formato de ambos os acordes são parecidos. Ao tocar um Cm7, mova a tônica ½ tom abaixo, o acorde muda de função, formando um B7M(#5). A mesma coisa se aplica no sentido contrário, quando tocar um B7M(#5), mova a tônica ½ tom acima e obterá um Cm7.
Cm7 – C Eb G Bb reduzindo a tônica ½ tom e pensando nas outras notas de forma enarmônica (trocando o nome) = B D# Fx A# = B7M(#5)
Ou
B7M(#5) – B D# Fx A# elevando a tônica ½ tom e pensando nas outras notas de forma enarmônica (trocando o nome) = C Eb G Bb = Cm7
Depois suba o acorde de B7M(#5) ½ tom para obter o C7M(#5).
Observe na tabela abaixo o resumo dessas relações de proximidade:
As relações sinalizadas com cor, são aquelas com uma única nota de diferença, ou com 3 diferenças do mesmo tipo (formatos próximos). Os quadros em branco, são as relações com formatos distantes.

Usando a tabela para a montagem dos diferentes tétrades…




Use como referência a tabela abaixo.

Para transformar o Cm7 em C7 suba a terça meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7M suba a terça e a sétima meio tom (+ 1 casa) :


Para transformar o Cm7 em Cm7M suba a sétima meio tom (+ 1 casa):


Para transformar o Cm7 em Cm7(b5) desca a quinta meio tom (- 1 casa):


Para transformar o Cm7 em Co desca a quinta e a sétima meio tom (- 1 casa):


Para transformar o Cm7 em C7(#5) suba a terça e a quinta meio tom (+ 1 casa):

Para transformar o Cm7 em C7(b5) suba a terça meio tom (+ 1 casa) e desça a quinta meio tom:


Para transformar o Cm7 em C7M(#5) suba a terça, quinta e sétima meio tom (+ 1 casa):


Como uma alternativa, ao invés de mover a terça, quinta e sétima meio tom pra cima, mova a tônica meio tom pra baixo, gerando um acorde de B7M(#5). Depois, desloque o acorde inteiro meio tom pra cima, chegando no C7M(#5).

Esse tipo de relação existe também entre outros tétrades:
Formato de Tm7 movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7M(#5)
Formato de T7M(#5) movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de Tm7
Formato de To movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7
Formato de T7 movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de To
Formato de Tm7(b5) movendo a tônica ½ tom para baixo-> Formato de T7M
Formato de T7M movendo a tônica ½ tom para cima-> Formato de Tm7(b5)

É importante modificar cada um dos formatos de Cm7 sugeridos, para descobrir todos os desenhos possíveis dos 9 tipos de tétrade.
Assimilação:
Começe memorizando ao menos 5 ou 6 formatos de Cm7 ao longo do braço da guitarra, dessa forma você ganha independência na montagem e conseguirá tocar qualquer tipo de tétrade em qualquer posição no instrumento. Uma forma eficiente, é usar um formato do qual já esteja acostumado e a partir de uma nota em comum ir associando novos formatos.

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